TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é hoje um conjunto amplo de diferentes abordagens psicoterápicas baseadas em evidência que compartilham princípios comuns e que tem as mais diversas indicações e aplicações clínicas, tendo conquistado amplo reconhecimento na esfera científica pela sua eficácia demonstrada através de centenas de estudos de resultado. É uma das intervenções mais utilizadas no tratamento do TEA.




A partir de técnicas específicas, intervenções comportamentais e reforços positivos, trabalha-se o desenvolvimento da cognição, treino de habilidades e manejo dos comportamentos, é uma abordagem efetiva para diferentes diagnósticos relacionados à saúde mental e ajuda o paciente no reconhecimento de seus sentimentos e a regular suas emoções, autocontrole e comportamentos adequados, aprimorando habilidades emocionais e sociais, bem como a lidar melhor com frustrações, reduzir a impulsividade e melhorar seu comportamento social.
Auxilia em mudanças significativas na vida do indivíduo, como por exemplo: redução de sintomas, aumento de repertório para enfrentamento de situações difíceis, treino em habilidades sociais, melhora na qualidade de vida, engajamento ao tratamento e regulação emocional, dentre outros benefícios. Para tanto a Psicologia vem auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais dos nossos pacientes diagnosticados com TEA através de atividades que estimulem o aprendizado sobre reconhecimento e manejo dos pensamentos e emoções de forma individual e específica para cada um.
